quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dona Castura, Mãezona do Xodó!

Fiquei uns dias sem passar por aqui e me senti um pouco culpada!
O Brasil está passando por algumas mudanças, o povo esta acordando pra vida, correndo atras do recuperar o prejuízo desses anos todos inerte e isso me fez parar e pensar sobre a minha própria inércia.
Pensei em tudo que larguei de lado, tudo que parei pela metade, tudo que não consegui concluir por algum motivo.
A semana foi corrida, como já contei acabei de mudar de trabalho e até conseguir engrenar tenho muita coisa a aprender.
Durante essa correria, achei um tempo para tentar por a casa em ordem.
Mexendo em umas caixas com recordações que guardo há anos, me deparei com inúmeras lembranças e sentimentos que eu estava tentando esconder de mim mesma.
Essa semana completou 9 anos que minha Negrinha mais linda me deixou! Minha avó Castura foi morar em um lugar melhor e nos deixou órfãos de amor e carinho da melhor vó do universo!
Sinto tanta falta de ouvi-lá cantar pela manhã ao fazer o café e o virado de feijão (sim, ela nos dava virado de feijão no café da manhã!)!
O cheiro de maracujá do óleo corporal que ela usava parece que ainda está no ar e me pego as vezes olhando em volta como se ela tivesse acabado de passar!
Lembro nitidamente do primeiro Jogos Escolares que eu fui em Castro, machuquei o joelho e por coincidência o pai, a mãe e ela com a Daiana foram pra assistir, mas quando chegaram lá eu tava de cama, tive que ir pro hospital com o joelho estourado e ela ficou desesperada achando que eu nunca mais fosse andar... kkk... Depois quando operei o joelho e ela passou o mês todo em Tibagi ajudando a cuidar de mim... (nunca esqueço as compressas com fubá quente no inverno que me fizeram trocar a pele do joelho, kkkk)
Parece que foi ontem que eu estava morando em Jaguariaíva e ela comprava cartão de orelhão pra me ligar e saber se eu estava bem, se estava comendo direito e pra dizer que eu tinha que ser forte e aprender a viver longe de casa, pois era pra garantir o meu futuro.
Não vou me esquecer jamais do rosto dela, da lagrima correndo dos olhos dela e da mão dela apertando a minha enquanto eu cantava pra ela na beira da cama do hospital!
Mas o que vai ficar mais forte na minha memória e no meu coração são os ensinamentos e a fé daquela que era o esteio de todos nós!
Como a Senhora me faz falta Mãezona!
Morena jambo das coxas grossas... Foi dela que herdamos essa característica da perna grossa, bunda avantajada e cintura fina que eu tanto reclamava e ela rindo dizia "um dia, quando você crescer, tenho certeza que vai me agradecer!" kkkkkkk
Mãezona do Xodó: era assim que ela era conhecida por trabalhar no restaurante Xodó, nos idos de 1500! Como ela mesmo dizia kkkk!
Ria muito com as piadas que ela adorava contar enquanto cilindrava a massa do pastel "pa dizinha e po tio mir", maior puxa-saco do pai e da Adi, minha irmã mais velha que ligava p ela fazer pastel pelo menos uma vez por semana, kkkk!
Foi ela quem me entregou pra mãe quando eu raspei metade da sobrancelha...kkkkk...
Lutava com a pressão alta e a diabetes diariamente e qualquer batalha vencida era merecedora de um bolo de chocolate pra comemorar, kkkkkk!
Não havia como não se apaixonar pela minha bugrinha!
Foi embora cedo!
Ainda não acho justo você ter ido e tanta gente ruim no mundo continuar por ai com saúde só fazendo maldade!
Para D. Casturina Ribeiro todo meu amor e carinho nesse pequeno desabafo.
Foto de 1995, a única que tenho aqui em casa, quando for a casa da mãe pegarei outras!
Adri grávida da Allana, Vó, Daiana, Mãe e Euzinha!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dia cansativo, porém produtivo!!

Quarta-feira já tigrada!!!
Essa semana tá tão corrida que nem tô vendo passar!
Hoje resolvi contar sobre minhas façanhas na área profissional, pra vcs entenderem o porque da correria!
Em janeiro de 2007 prestei concurso para auxiliar administrativo na Prefeitura de Tibagi, passei, mas apenas fui chamada em novembro, quando já estava trabalhando como garçonete num Snack Bar em Telêmaco, minha cidade natal.
Fiquei feliz por ir embora e morar sozinha, finalmente a tão sonhada independência havia chego!
Vim de mala e cuia como diziam os antigos!
Por ter sido tudo muito rápido, acabei indo morar em uma casa de família, amigos da minha família, até achar casa para alugar, o que levou uns 20 dias.
Comecei trabalhando na Secretaria de Saúde agendando exames e consultas fora da cidade (aqui não tem clinica de imagem nem médicos especialistas).
Depois fui pra Clinica da Mulher e da Criança (administrativo), Cultura (aulas de violão), Secretaria de Saúde (assessoria da Secretária), Secretaria de Administração (licitação, convênios), Secretaria de Indústria e Comércio (administrativo do Programa Recicla Tibagi), Secretaria de Administração (Projeto Tibajovens),     Secretaria de Saúde (administrativo Epidemiologia), Secretaria de Administração (Guarda Municipal) e essa semana saiu o convênio da Prefeitura com a Policia Civil e eu comecei na Delegacia!
Putz!!! É muita coisa!!! Nunca havia parado pra fazer uma lista!
Nesses 5 anos e meio já andei mais que noticia ruim!
Como nunca fiz nada que envolvesse o direito propriamente dito, tô me vendo louca pra conseguir ter uma noção bem básica pra poder trabalhar.
Mas mesmo nessa correria tenho cuidado muito da minha dieta.
Ontem almocei um bifão grelhado, hoje um filezão de merluza grelhado, ontem comi bolinho assado a noite e chá antes de dormir, além de caminhar uns 30 minutos, além de ir a pé trabalhar!
Vou até domingo no ataque e passo ao cruzeiro, ainda bem pq tô sentindo falta do tomate e da alface!!!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Pra começar...

A ideia inicial do blog era me ajudar na caminhada de eliminar 25kgs, mas acabou se tornando um lugar de refúgio e também de liberdade, onde poderei vir e rir ou chorar.
Não sou do tipo de pessoa que senta e conta tudo da vida. Principalmente no que diz respeito aos sentimentos.
Sou muito mais aquele tipo de ser humano que ao invés de dar um abraço, faz um almoço diferente pra agradar o outro. (Tenho algumas pessoas que podem confirmar isso, eu juro!)
Nos últimos 10 anos muita coisa mudou na minha vida. Coisas legais, coisas ruins, como na vida de qualquer mortal. Mas tem algumas situações que irei contando com o passar dos dias que marcaram minha vida e fizeram de mim a pessoa que sou hoje!
Cresci em lar evangélico, filha de pastor, mas aos 18 anos me rebelei, me assumi homossexual, me afastei da minha família, começamos uma guerra fria, a convivência se tornou insuportável, até que passei no concurso pra prefeitura e fui morar sozinha em outra cidade, onde estou até hoje.
Hoje temos uma convivência pacifica na maior parte do tempo, mas as convicções são as mesmas e o meu relacionamento amoroso ainda não é aceito em casa.
Uma alimentação desregrada + festas e bebedeiras + uma vida sedentária = Adri que pesava 70kgs passou a pesar 116kgs.
Mas agora as coisas estão mudando.
Criei vergonha na cara e estou cuidando de mim, em todos os sentidos!
Consegui eliminar 16kgs, mas não passava disso e há uns 2 anos venho mantendo um peso de 100kg.
Conheci a Dieta Dukan e já eliminei 5kgs.
Espero continuar com a força de vontade que estou tendo e logo, logo, atingir meu objetivo!

Primeirinha!!! Zerinho Mata Todos!!

Meu post de estreia!

O que escrever?
Como usar esse espaço com inteligência sem cair no lugar comum e na encheção de linguiça?
Porque fiz um blog?
Qual será o assunto central?

Bom, eu me fiz essas perguntas diversas vezes, de inúmeras formas e acabei chegando em algumas conclusões:
* Escreverei o que me der na telha, da forma como me parecer melhor sem muitas cobranças;
* Se eu anotar aqui tudo de legal e diferente que acontece comigo ou que vejo por ai, coisas que eu achar interessante para lembrar depois e apenas quando for útil ao menos pra mim já estará bom;
* Estou com dificuldades de manter uma agenda pra anotar tudo que preciso e porque tenho muitas idéias que gostaria de compartilhar com outras pessoas;
* O assunto central serei EU! Pretensioso talvez, mas tudo que for interessante pra mim, e até mesmo o que não for, quero ter onde guardar e compartilhar com outros...

Bom, por enquanto é isso, pretendo não ficar muito tempo sem postar aqui!

Bju da Gorda!